AULAS DE MÚSICA NA SUA CASA - Ctba/PR

"O método GUITAR TRAINING surgiu da minha própria frustração por não me adaptar a aulas de música convencionais. Desenvolvi uma abordagem do instrumento e principalmente DO ALUNO totalmente única. Meu objetivo é que a sua frustração durante o aprendizado seja ZERO, e realmente encontrar onde a música fará diferença na sua vida." - Breno Teixeira

Missão? “Transformar a Vida de Pessoas Pela Música”.

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C O N T A T O : ( 4 1 ) 9 8 4 4 2 - 6 7 0 1

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segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011

Quick Lessons... Pentatônica com Blue Note

Escala Pentatônica com Blue Note ou  Penta Blues é a Escala Pentatônica Menor acrescida de uma 4#.


Fórmula:        (1tom e ½) 3m (1tom) 4 (½ tom) 4# (½ tom) 5 (1tom.e ½ ) 7                              
Penta Blues: mi                 sol                       lá#             si                            


X – Blue Note

e|-O-|---|---|-O-|---|---|---|---|
B|-O-|---|---|-O-|---|---|---|---|
G|-O-|---|-O-|-X-|---|---|---|---|
D|-O-|---|-O-|---|---|---|---|---|
A|-O-|-X-|-O-|---|---|---|---|---|
E|-O-|---|---|-O-|---|---|---|---|
  12 

sábado, 26 de fevereiro de 2011

Jogos Musicais 2

Ouça as notas e guie a clave de sol até a cifra correspondente:

classid="clsid:D27CDB6E-AE6D-11cf-96B8-444553540000" codebase="http://download.macromedia.com/pub/shockwave/cabs/flash/swflash.cab#version=6,0,0,0" WIDTH="577" HEIGHT="403" ALIGN="">
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sexta-feira, 25 de fevereiro de 2011

Quick Lessons... Arpejos Menores

Arpejos Menores


Os arpejos possuem a mesma formação dos acordes.
Portanto o Arpejo Menor será formado por T 3m 5.
A diferença entre os dois é que no arpejos a notas são tocadas sucessivamente, ou seja, uma depois da outra:




|-5-|---|---|---|---|-T-|---|
|---|-3m|---|---|---|---|---|
|---|---|-T-|---|---|---|---|
|---|---|-5-|---|---|---|---|
|-T-|---|---|-3m|---|---|---|
|---|---|---|---|---|---|---|




Não esqueça de respeitar o sentido das palhetadas para obter um resultado mais eficaz:


Exemplo Em: (mi sol si)


e------------------7h12p7------------------
B---------------8----------8---------------
G------------9----------------9------------
D---------9----------------------9---------
A--7--10----------------------------10--7--
E------------------------------------------
   c   b  b  b  b  b       c  c  c   c  b - Palhetada


b-baixo
c-cima
h-hammer on
p-pull off

quinta-feira, 24 de fevereiro de 2011

Psico-Guitarra: Aulas (Vestibular) x Aulas (Guitarra)

Olá a todos,
Apresento a vocês mais uma novidade do blog, a coluna Psico-Guitarra escrita por meu amigo de infância, guitarrista e psicólogo Alexandre W. Werpachowski.
Nesta coluna trataremos de temas do mundo das seis cordas e sua ligação com a "sua" psique...    Curtiu? Vamos lá...  (Breno Teixeira)


- Psico-Guitarra: Aulas (Vestibular) x Aulas (Guitarra)

"Época de finalizar os primeiros meses do ano... e com eles lá se vão as férias. E chega o terrível início das aulas... putz! Você antecipa e pensa no primeiro dia de aula. A turma bronzeada, falando de praias e outras viagens. Mas você desbota o tom geral - pálido como um camarão – passou suas férias tocando guitarra no quarto, destruindo as aulas do professor, comendo com farinha aquele método de teoria e técnica, tirando aquela música do caceta. Até seria bom demais este início das aulas se você não lembrasse que este, ESTE é o ano do vestibular. Só de pensar em cursinho e aulas no fim de semana, aquelas apostilas com cálculo estequiométrico, trigonometria, conjugação de verbos e o caceta, puta merda, logo agora que você está dominado pela guitarra.”

É... na vida de um músico, aluno, guitarrista ou seja lá como você se auto denomine, assim como semelhante ilustrado acima, estas duas espécies de “aulas” acabam coincidindo em algum momento da vida. Para alguns parece um verdadeiro funil, coisas incompatíveis, o desânimo total. Pode trazer o fracasso, por uma gigantesca cobrança em ser aprovado no vestibular da Federal, ou fracasso com a guitarra, por tocar menos tempo.

Sei lá, eu penso que esta é uma visão meio sombria das coisas, deprimente. O fato é que duas coisas desejadas se cruzam e cobram ao mesmo tempo, ou melhor, pra ser mais exato, você passa a se cobrar de forma exagerada estes dois objetivos, ser um bom guitarrista e obter a aprovação no vestiba. E nem vamos entrar aqui no conceito do que é ser um “bom guitarrista”.

Bem... nada mais sacana com você mesmo, pois pensar assim significa não fazer bem feito, com prazer, nenhum nem outro. Ou ainda, fazer bem demais um dos dois, a ponto de matar o outro, sacou? Fico feliz quando encontro pessoas que fazem várias coisas diferentes, nada similares entre si. Sério, quando ingressei na faculdade conheci um cara assim. Ele tocava vários instrumentos, tinha boas notas na facul e reconhecimento dos professores e ainda alugava forte as garotas. Eu me aproximei do cara e até hoje nos vemos sempre que bate saudade. Bem, fiquei amigo do cara e um dia fiz a pergunta. Confesso que não me soou como nenhum deciframento do enigma secreto. Ele simplesmente respondeu que não sabia direito, na verdade nem se perguntava muito a respeito, assim, meio que fazia o que lhe dava vontade. É claro que não há nada nesta bobagem de enigma, esta coisa que vem pra ferrar geral. Não passa de bobeira. Bem, com algum sentido é claro.

Antes que você pense que este não é um bom exemplo, devo afirmar que meu amigo não mudou seus hábitos na época do preparatório pro vestiba. Ele jura e deve ser bem verdadeiro que tocou muito e foi disciplinado com seus gostos. Esta forma de ser nunca deixou de me chamar atenção. Pra encerrar descrevo uma de minhas lembranças lá no “templo da disciplina”, o cursinho. Não esqueço um professor de física que quando sentia ter a completa atenção dos alunos, se abaixava e apoiado sobre as pontas dos dedos dos pés, equilibrado, sem mexer um centímetro, perguntava: “pessoal... o que vocês vão fazer sábado a noite?”, e ficava aquele silêncio no ar... até ele falar: “vamos lá! Falem que vocês vão curtir a noite, fazer o que vocês querem! Puxa!!!”

É leitores, eu diria: “o que eu quero no sábado é fazer um som daqueles”. 

Abraço.

Alexandre Waldrigues Werpachowski - Psicólogo
(41) 9607-6797 - awwpsico@gmail.com

Quick Lessons... Pentatônica Menor

Escala Pentatônica Menor


A Escala Pentatônica Menor vem da Diatônica Menor menos a segunda e sexta nota. Veja:


Diatônica Maior: mi (fá#) sol lá si (dó) ré


Penta Maior: mi (1tom e 1/2) sol (1tom) lá (1tom) si (1tom e 1/2) ré




Use o padrão de 2 notas por corda para colocar as notas no braço:


Pentatônica Menor - Em


e--------------------------------12-15-12--------------------------------
B--------------------------12-15----------15-12--------------------------
G--------------------12-14----------------------14-12--------------------
D--------------12-14----------------------------------14-12--------------
A--------12-14----------------------------------------------14-12--------
E--12-15----------------------------------------------------------15-12--

quarta-feira, 23 de fevereiro de 2011

Quick Lessons... Relativa Menor (Diatônica Menor)

Todo Tom Maior tem um Tom Menor correspondente, com as mesmas notas e acordes. 
Baseado nisso, veja como achar um Tom Menor a partir de um Maior:


Exemplo - Tom G: sol (1tom) lá (1tom) si (1/2tom) dó (1tom) ré (1tom) mi (1tom) fá#


Comece a escala de sol pela sexta nota (sexto grau):


mi (1tom) fá# (1/2tom) sol (1tom) lá (1tom) si (1/2tom) dó (1tom) ré - Esta é a Escala de Mi Menor (Em).


Os tons G e Em são tons relativos!


Use o padrão de 3 notas por corda para colocar as notas no braço.
O formato da sua escala ditônica maior ficará assim:


Tom Em:



e|---|---|-O-|-O-|---|-O-|---|---|---|---|---|
B|---|-O-|---|-O-|---|-O-|---|---|---|---|---|
G|-O-|---|-O-|---|-O-|---|---|---|---|---|---|
D|-O-|---|-O-|---|-O-|---|---|---|---|---|---|
A|-O-|---|-O-|-O-|---|---|---|---|---|---|---|
E|-O-|---|-O-|-O-|---|---|---|---|---|---|---|
       12
 

terça-feira, 22 de fevereiro de 2011

Quick Lessons... Arpejos

Arpejos Maiores


Os arpejos possuem a mesma formação dos acordes. Portanto o Arpejo Maior será formado por T 3 5.
A diferença entre os dois é que no arpejos a notas são tocadas sucessivamente, ou seja, uma depois da outra:




|-5-|---|---|---|---|-T-|---|
|---|---|-3-|---|---|---|---|
|---|---|-T-|---|---|---|---|
|---|---|-5-|---|---|---|---|
|-T-|---|---|---|-3-|---|---|
|---|---|---|---|---|---|---|



Não esqueça de respeitar o sentido das palhetadas (Sweep Picking) para obter um resultado mais eficaz:


Exemplo G: (sol si ré)


e-----------------12h15p12-----------------
B--------------12----------12--------------
G-----------12----------------12-----------
D--------12----------------------12--------
A--10-14----------------------------14-10--
E------------------------------------------
   c  b  b  b  b  b        c  c  c  c  b - Palhetada


b-baixo
c-cima
h-hammer on
p-pull off

sábado, 19 de fevereiro de 2011

Quick Lessons... Pentatônica Maior

Como achar a Escala Pentatônica Maior a partir da Diatônica Maior?


1) Pegue a Escala Diatônica:


Exemplo - Tom G: sol (1tom) lá (1tom) si (1/2tom) dó (1tom) ré (1tom) mi (1tom) fá#


2) Retire a quarta e a sétima nota:


Exemplo - Tom G: sol (1tom) lá (1tom) si (1 tom e 1/2) ré (1tom) mi


3) Use o padrão de 2 notas por corda para colocar as notas no braço:




|---|---|-O-|---|-O-|---|---|---|---|---|
|---|---|-O-|---|-O-|---|---|---|---|---|
|---|-O-|---|-O-|---|---|---|---|---|---|
|---|-O-|---|---|-O-|---|---|---|---|---|
|---|-O-|---|---|-O-|---|---|---|---|---|
|---|---|-O-|---|-O-|---|---|---|---|---|

domingo, 6 de fevereiro de 2011

Cultura Metal para as crianças nórdicas!

Quick Lessons... Diatônica Maior

Digamos que você tem dificuldade em decorar a formação da escala maior (diatônica).


Uma forma de nunca esquecer desta escala é lembrar-se das notas musicas:
Dó, ré, mi, fá sol, lá e si. (Esta é a escala diatônica maior mais simples existente.)


Avalie os intervalos entre estas notas:


dó (1tom) ré (1tom) mi (1/2tom) fá (1tom) sol (1tom) lá (1tom) si


A partir daí você pode achar as notas de qualquer escala maior. É só seguir os mesmos intervalos:


Exemplo - Tom G: sol (1tom) lá (1tom) si (1/2tom) dó (1tom) ré (1tom) mi (1tom) fá#


Use o padrão de 3 notas por corda para colocar as notas no braço. 
O formato da sua escala ditônica maior ficará assim:


Tom G:



e|---|---|---|---|-O-|---|-O-|-O-|---|---|---|
B|---|---|---|---|-O-|---|-O-|-O-|---|---|---|
G|---|---|---|-O-|-O-|---|-O-|---|---|---|---|
D|---|---|---|-O-|-O-|---|-O-|---|---|---|---|
A|---|---|-O-|---|-O-|---|-O-|---|---|---|---|
E|---|---|-O-|---|-O-|---|-O-|---|---|---|---|